E O Video Levou



Siga-nos no Twitter

Nossa comunidade no Facebook!


Faça login e tenha acesso completo
E-mail Senha


 Em: 

Haxan - A Feitiçaria Através Dos Tempos
(Häxan)





Haxan - A Feitiçaria Através Dos Tempos
compartilhe
facebook
twitter
Email





Sinopse

Häxan (idem, 1922), do diretor dinamarquês Benjamin Christensen (1879-1959), foi rodado na Suécia, como uma produção da Svensk Filmindustri.

Foi o terceiro filme dirigido pelo cineasta, que iniciou sua carreira como ator de teatro e cantor de ópera, mas que sofrendo de um cada vez mais intenso medo de entrar em cena - o stage fright -, passou a atuar apenas no cinema, como ator e roteirista, logo passando à direção, com Det Hemmelighedsfulde X (O misterioso X, 1913) e Haevnens Nat (A noite da Vingança, 1915), muito elogiados pela crítica da época pelos seus elaborados efeitos de luz e sombra.

Em Häxan , Christensen pretende documentar as perseguições movidas contra as feiticeiras numa Europa atravessada pela intolerância religiosa; o filme é narrado na primeira pessoa, como se o diretor desejasse demonstrar uma tese que, de fato, é assim enunciada: “A crença nos maus espíritos, feitiçaria e bruxaria é o resultado de ingênuas noções sobre o mistério do universo”.
Ficha Tecnica
País: Suécia
Gênero: Clássico
Ano de produção: 1922
Produtora: Magnus Opus
Direção: Benjamin Christensen
Elenco: Astrid Holm, Maren Pedersen, Clara Pontoppidan, Elith Pio, Oscar Stribolt, Tora Teje, John Andersen, Benjamin Christensen, Aage Hertel



 








© Copyright - Centro de entretenimento E O Vídeo Levou
Rua Itaboraí, 550 - Jardim Botânico - Porto Alegre/RS
Tele-entrega: (51)3330-8733